A maioria das pessoas vive física, intelectual ou moralmente, num círculo muito restrito do seu ser potencial. Elas fazem uso de uma parte muito pequena de sua consciência possível.


( William James)


sábado, 28 de abril de 2012

Dia do Trabalha Dor



Image hosted by Photobucket.com



 Tripalium







A origem da palavra trabalho vem da forma latina tripalium, um instrumento de tortura usado na Roma antiga, formado por três estacas de madeira encravadas no chão, onde escravos eram amarrados para o suplício. Não por acaso, as relações de produção que os seres humanos estabelecem entre si visando a subsistência possui esta curiosa denominação.


O sistema molda as crianças na escola para se adequar desde cedo ao ''mercado de trabalho'', mercado este onde todos se vendem, em troca de uma renda injusta enquanto aqueles do topo da pirâmide, riem de seu mais antigo instrumento de tortura e seus torturados. E a sociedade vive, como zumbis pensando serem livres porque podem ir aos supermercados comprar seus alimentos transgênicos, envenenados, congelados, químicos, artificiais...pensam ser livres pois podem escolher dentre inúmeras religiões que cada vez mais domesticam os humanos em suas crenças e preconceitos, podando qualquer atitude e vontade de se libertar deste programa mental. 

Todos pensam serem livres porque podem consumir drogas, cigarros e álcool em qualquer lugar...pensam ser livres pois acham que tem liberdade de expressão repetindo o que leram em livros, repetindo o mecanismo que lhes foi imposto por seus educadores, seu círculo social, seus ídolos da rede de Tvlesão. Só porque podem viajar através das fronteiras entre países criadas por interesses políticos de domínio, acham que pagar é justo?! para circular dentro de seu próprio planeta...

Acham que são livres e que a democracia existe, claro todos são obrigados a votar então isto garante a falsa liberdade de escolha...existem muitas pessoas com intenções de mudanças de paradigmas sociais, muitas pessoas idealistas, muitas pessoas que já são a mudança que querem ver no mundo, então, porque isso não se alastra? porque a política corrupta não muda com tantas pessoas boas votando conscientemente?  não muda porque os que estão no topo da pirâmide social, são os que verdadeiramente movem as peças deste enorme xadrez, onde nós somos apenas peças manipuladas e principalmente pela mídia. 
Não existe poder do voto público, nunca existiu e a estratégia deste jogo foi exatamente tornar o voto obrigatório para não causar desconfianças...claro, enquanto todos estão distraídos com suas preocupações familiares, do trabalho, seu INSS, suas migalhas, sua religião e com o que seus guias dizem, o que seu pastor diz, com o que seu papa fala, com o que a fofoca alheia fala a seu respeito, quem vai se importar em questionar este sistema? quem não vai aceitar ser torturado?



Dias atrás alguns amigos  ficaram decepcionados com a atitude da presidenta noiva do chucky dilma, assinar a mudança do novo código florestal...são pessoas boas, que acreditam que podem mudar os propósitos maquiavélicos da máfia política...mas eles não aceitam ainda a idéia de que não importa o que fizerem, é a máfia (negativos predadores universais) quem escolhe quais leis funcionam de verdade coletivamente (por enquanto...) não só neste país mas em qualquer canto do planeta, não importa os motins que o povo cause, protestos e etc., será eleito o fantoche político que a máfia escolhe.



E se você perde 70% do seu tempo trabalhando para manter seu carro do ano chipado, controlado, para viajar nos feriados para lugares sempre lotados onde você fica 10 horas no trânsito e acha que está se divertindo pois, você tem carne para fazer seu churrasquinho de boi contaminado com soja transgênica, para manter sua tv de plasma onde você não perde um jogo de futebol etc., o que você entende de liberdade?


Um dos princípios da permacultura é ''trabalhar menos e viver mais''... não precisamos de muito para VIVER, o que é totalmente o contrário deste sistema capitalista onde você acha que precisa de muito para SOBREVIVER.

A intenção do post é abordar o ponto da questão que é, o que você está fazendo por sua liberdade, sua vida? você tenta desenvolver suas potencialidades fazendo o que você gosta e não as profissões que este sistema te impõe? você vive no prazer de fazer o que você tem vontade ou se sente obrigado a ter uma vida de sobrevivência no famoso ''empurrando com a barriga?''

 Pensamos o que nosso circulo social pensa, falamos o que a sociedade e a religião prega como ''certo'', ''correto'', obediente a um ''senhor''?! enquanto sua vida passa e você gira em torno de um espiral energético coletivo, segue o bando, segue a moda, segue os ditos, segue os outros, e você? Qual o verdadeiro esforço físico, mental e espiritual para ser você mesmo? se individualizar? expor ao mundo sua essência única? não mais descer pelo ralo junto com os outros durante vidas após vidas reencarnadas como uma incessante obrigatoriedade ''dos deuses''?

Existem vários caminhos para o despertar da consciência cósmica que você é. O Taoísmo e o Nagualismo acredito serem os principais que abordam esta questão profundamente, a questão que só existe o aqui e o agora, e só você é responsável por você. Isto me lembrou uma frase do Sartre que diz ''Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você''.

Enquanto você não aprender a acordar por conta própria, continuará a fazer parte do sonho dos outros...










Nenhum comentário:

Postar um comentário