quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Ecossistema Espiritual

Essa semana, lendo a newsletter de meu mentor espiritual e cabalístico, deparei com esse tema e quero compartilhar com vocês minhas reflexões sobre o assunto. O que é o Ecossistema Espiritual? Os cabalistas explicam que estamos todos comprometidos com o ecossistema espiritual que é o conjunto da energia proveniente da mente do TODO.


Por essa razão, todos nós deveríamos poder receber essa energia que nos traz a benesse, a prosperidade, a saúde e a felicidade disponíveis no universo. Do mesmo modo que o ecossistema da Mãe Terra nos alimenta a todos fisicamente, nos oferecendo a energia física, o ecossistema espiritual nos supre com a outra energia que alimenta o campo espiritual e que permanece naquilo que os orientais chamam de Campo Akáshico. O campo Akáshico é como um enorme banco de dados holístico a nosso dispor no nosso sistema solar e, talvez, muito além dele. Mas, então, por que alguns recebem mais benesse e outros menos? Por que tudo não é distribuído de forma igualitária?



A única razão pela qual alguns experimentam essa carência, seja na saúde, nas finanças ou no campo emocional ao mesmo tempo em que outros a possuem em abundância é porque nós causamos um 'bloqueio espiritual', nesta encarnação ou na anterior. Porém, reflito: se toda essa abundância divina está à disposição de todos de forma igual, aonde, então, irá aquela que eu não estou recebendo? E como acessá-la? A meu ver, toda essa bênção divina fica armazenada num campo neutro, numa espécie de banco espiritual e será possível acessá-lo quando nos abrimos para o campo espiritual e também executarmos 'a troca'. Provavelmente, há também outra explicação, pois nós sabemos que existem pessoas que possuem muito e outras que não possuem nada, ou quase, mesmo se aparentemente alguns são bons e outros são ruins! Alguns seriam mais merecedores?




E aqueles que possuem tudo em abundância estariam tirando de alguém carente? O cabalista afirma que é exatamente isso que acontece e acontece porque o outro - aquele que não possui nada - não consegue receber a sua parte por 'falha espiritual'. Ou seja, aquela 'sobra' que alguns não utilizam é utilizada por outra pessoa. Acho esse conceito um pouco difícil, mas é assim que funciona.Vamos imaginar que este 'banco espiritual' tem um deposito onde nós vamos buscar aquilo de que necessitamos. Se retirarmos mais do que precisarmos, estaremos proporcionando uma carência a outros, já que o montante inicial é o mesmo e não nos pertence! Quando compreendermos perfeitamente essa noção, poderemos também deduzir que aquilo que cada um possui em abundância e que faz parte deste Ecossistema Espiritual precisa ser devolvido para que outros possam utilizá-lo. Assim, quando damos a alguém algo que está em abundância em nossa vida, não fazemos nada mais do que devolver a ele aquilo que já lhe pertence, pois pertence a todos.



Deduzindo: se você não der aos outros aquilo que você tem de sobra estará prejudicando alguém, do mesmo modo que alguém que tem de sobra algo que lhe falta estará prejudicando você! Simples e verdadeiro. Essa é uma importante noção e deve ser compreendida em toda sua complexidade. Apesar de parecer fácil na teoria, não é tão fácil colocá-la em prática. Por exemplo, se você possui uma 'qualidade' em abundância (paciência, gentileza, habilidade manual, generosidade, etc) você poderá compartilhá-la com alguém que não a possui. Desta forma, se esta pessoa tiver também uma qualidade que você não possui ela poderá enriquecer sua vida devolvendo-a a você.



É desta forma que se alimenta o Ecossistema Espiritual, que é como uma corrente energética capaz de restabelecer o equilíbrio da humanidade toda. A ação de não compartilhar seria equivalente a roubar algo de alguém intencionalmente!!! É importante reconhecer que este 'algo' que você possui em abundância e não lhe pertence, não é algo 'seu', por isso, ao doá-lo à outra pessoa você lhe dará algo que já que é de todos desde o início. Você é somente o guardião dessa 'qualidade abundante' até que o outro, ao despertar para a espiritualidade, o pede de volta. Com essa noção na cabeça, podemos aprender a pedir ao TODO, pois é somente desta forma que RECEBEREMOS, sempre lembrando que devemos pedir com humildade e agradecimento. Jesus disse: pedi e recebereis!



No meu aprendizado com a Cabala e o estudo da Árvore da Vida aprendi também que todos os frutos pendem dos galhos desta única Árvore; porém, esses frutos nos serão dados conforme nosso merecimento espiritual. A maioria das pessoas pensa que quando está ajudando alguém menos sortudo está fazendo algum bem espiritual, fazendo uma boa ação. Essas pessoas pensam que a escolha de 'dar ou não dar' seja uma escolha pessoal, uma opção. No entanto, essa é somente 'meia verdade' pois ao doar algo que temos 'sobrando' não estamos doando algo que na realidade nos pertence desde o início!!!É por essa razão que é importante compreender a existência do Ecossistema Espiritua,l pois compreendemos também que nossa abundância não é somente nossa, e compreenderemos também que não existe 'escolha em doar', mas 'dever de doar'!



Quando reconhecermos nossos dons sob esse conceito, começaremos a compartilhar porque 'estaremos fazendo nossa parte' no ecossistema, e teremos finalmente acesso aos outros frutos da Árvore da Vida, aqueles frutos que nos faltam. É essa consciência que cria uma grande abertura para receber dos outros aquilo que eles possuem em abundância. É assim que funciona um Ecossistema!Espero que esse conceito comece a ficar claro em suas cabeças e que sirva de reflexão para modificar os seus atos diários.



Um pequeno gesto de generosidade, a ajuda dada a alguém na rua, um ombro oferecido a um amigo, uma lágrima enxugada de alguém que sofre podem mudar sua vida, pois certamente você receberá algo em retorno. De repente, acontecerá um milagre e você receberá uma oferta de emprego, um aumento de salário, terá a sua saúde recuperada e você perceberá ser este o resultado de seu comprometimento com o funcionamento do Ecossistema Espiritual!



FONTE: Graziella Marraccini

Um comentário:

  1. AAHHOO!!Querida Deusa,

    Assino o que nossa irmã escreve, já tive acesso a informações de outros estudiosos sobre o assunto é uma maravilha, entender porque " é dando que se recebe", e como recebemos, basta estar presente no presente da vida.

    Paz e Luz

    marcosclsantos

    ResponderExcluir