quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tudo está certo como está...


A existência é muito virtuosa. Mesmo que você encontre algo que você não possa chamar de virtude, deve ser por causa de uma incompreensão sua. Tudo o que acontece, sempre acontece corretamente. O errado nunca acontece. Pode lhe parecer errado, porque você tem uma certa idéia do que é o correto, mas quando você puder olhar sem preconceito, nada estará errado, tudo estará certo. O nascimento, a morte , a beleza, a feiúra. Tudo está certo.

Mas nossas mentes são pequenas, nossa compreensão é limitada; nós sempre vemos apenas uma pequena parte. Somos como uma pessoa que está escondida atrás da porta e olhando a rua através do buraco da fechadura. Ela sempre verá coisas passando – sim, alguém está caminhando, um carro passa de repente... Há um momento atrás ele não estava ali, então ele passa e um momento depois ele desapareceu para sempre. É dessa forma que olhamos a existência. Dizemos que alguma coisa está no futuro, então ela chega até o presente e, então, entra para o passado.

Na verdade, o tempo é uma invenção humana. Sempre é agora. A existência não conhece nenhum passado, nenhum futuro – só conhece o presente.
Mas ficamos sentados olhando através do buraco da fechadura.
Então vivemos perguntando por que existe miséria no mundo, porque há isso e aquilo... por quê? Se pudermos olhar o todo, todos esses por quês desaparecerão. E para olhar o todo, você terá que sair do seu aposento, você terá que abrir a porta, você terá que abandonar essa visão do buraco da fechadura.

É exatamente isso que é a mente: um buraco de fechadura, e um buraco muito pequeno. Comparados a este vasto universo, o que são seus olhos, seus ouvidos, suas mãos? O que podemos apreender? Nada de muita significância. E a esses pequenos fragmentos da verdade, ficamos muito apegados! Se você puder ver o todo, tudo é como deve ser – este é o significado de “tudo está certo como está”. O errado não existe. Somente Deus existe; o Diabo é uma criação do homem.
(Osho)

2 comentários:

  1. Gostaria de apenas fazer algumas perguntas.

    Voce sabe quem realmente foi osho?

    Voce sabe os acontecimentos que o fizeram sair da inda e também sair do EUA?

    ResponderExcluir
  2. Ao Gustavo:
    Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo...

    o que importa quem foi ele rapaz? o mais importante é você saber QUEM É VOCÊ neste mundo além de toda e qualquer forma física, além de um nome que te deram no RG.. o que importa o que fizeram com ele ou com Jesus?

    o que importa é o que estão fazendo de VOCÊ...

    ResponderExcluir