A maioria das pessoas vive física, intelectual ou moralmente, num círculo muito restrito do seu ser potencial. Elas fazem uso de uma parte muito pequena de sua consciência possível.


( William James)


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fragmentos de vários livros do mestre Osho

''Se você se encontra numa situação ruim na vida, onde está totalmente perdido, você me pergunta o que fazer? Eu respondo: Por favor não faça nada. Sua vida está deste jeito por você fazer muito..ter feito muita coisa em excesso..então não faça absolutamente mais nada.'' (Osho)


''Todos os problemas são falsos, você os cria. Pois sem problemas não há nada a fazer, nada com o que brigar, nenhum lugar para ir, Você cria problemas para que possa sentir que a vida é um grande trabalho, um crescimento,e você precisa batalhar arduammente.
Lembre-se: O ego pode existir somente quando ele batalha, quando ele luta. você cria os problemas, mas eles na verdade não existem.'' (Osho)

''Iluminação: Apenas é uma decisão de não querer criar mais problemas. Parar com a tolice de não arranjar mais problemas e de encontrar soluções.'' (Osho)

''O ego não pode existir no vazio.''

''Viva no mundo mas não deixe que o mundo viva em você.''

''O mundo não é ruim nem bom. Se você for inteligente ele é um tédio. Se você for estúpido pode seguir em frente, então ele é um carrossel e você se move interessado em trivialidades. Fica repetindo e não está suficiente consciente para perceber a repetição, não pode perceber que ontem fez uma coisa, que hoje está fazendo a mesma coisa e fica imaginando fazer de novo a mesma coisa amanhã. você deve ser realmente pouco inteligente. Como a inteligência pode evitar o tédio? é impossível pois, a inteligência é perceber as coisas como elas são. É por isso que as pessoas inventaram o álcool e outras drogas, estas são maneiras de escapar do tédio, mas você não pode escapar mas sim, evita-lo por algum tempo apenas. Repetidamente o tédio virá..Você pode ''escapar'' no sexo, no comer exageradamente,na música, mas repetidamente o tédio surgirá. O tédio mostra simplesmente que você está ficando consciente da futilidade da vida, da roda constantemente repetitiva. As pessoas são tolas e quanto mais velho mais tolo você fica ,quanto mais experiente parece que acumula mais estupidez na vida. Raramente acontece das pessoas começarem a observar a vida e seus PADRÕES de vida repetitivos. Perceba o que é a sua infelicidade, que desejos a estão causando e porque você está se apegando a estes desejos. Então não é a primeira vez que você se apega a esses desejos; Esse tem sido o padrão de toda a sua vida e você não chegou a lugar nenhum.'' (Osho)


''Uma educação verdadeira não te ensinará a competir, mas ensinará a cooperar. Não ensinará a lutar e chegar em primeiro lugar, mas a ser criativo, a ser amoroso, a ser alegre sem se comparar com os outros.'' (Osho)

Um comentário:

  1. Viajante vou citar um trecho do meu texto preferido de OSHO: "Ego, o falso centro",
    ..."O ego é uma necessidade; é uma necessidade social, é um subproduto social. A sociedade significa tudo o que está ao seu redor, não você, mas tudo aquilo que o rodeia. Tudo, menos você, é a sociedade. E todos refletem. Você irá para a escola e o professor refletirá quem você é. Você fará amizade com outras crianças e elas refletirão quem você é. Pouco a pouco, todos estão adicionando algo ao seu ego, e todos estão tentando modificá-lo, de tal forma que você não se torne um problema para a sociedade.

    Eles não estão interessados em você. Eles estão interessados na sociedade.

    A sociedade está interessada nela mesma, e é assim que deveria ser. Ela não está interessada no fato de que você deveria se tornar um conhecedor de si mesmo. Interessa-lhe que você se torne uma peça eficiente no mecanismo da sociedade. Você deveria ajustar-se ao padrão. Assim, estão tentando dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade. Ensinam-lhe a moralidade. Moralidade significa dar-lhe um ego que se ajustará à sociedade. Se você for imoral, você será sempre um desajustado em um lugar ou outro..."

    Amei o post.
    Bjsss

    ResponderExcluir